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Feedback: O que é, método SCI e exemplos

Isabelle Cavalcanti • 12 de maio de 2021
Feedback, palavra originária da língua inglesa, significa opinião, retorno, avaliação ou comentário.

Na prática, é também um termo incorporado ao idioma português, sendo empregado justamente para expressar um ponto de vista sobre um comportamento, tarefa, ação ou resultado.

Em um mercado cada vez mais competitivo, o feedback se tornou um instrumento-chave para o desenvolvimento de profissionais e empresas que queiram aprimorar suas fraquezas e reafirmar suas vantagens. 

Fornecem, recebem e processam informações sobre o desempenho delas mesmas e dos outros para se adequar às expectativas de um público exigente.

Quer descobrir como esse recurso é um diferencial?

Neste artigo, vou te explicar o que é feedback, para que serve e qual o melhor método para utilizá-lo da forma mais potente para alavancar a sua carreira ou negócio.

Você terá acesso a informações de anos de experiência e pesquisa. Terá tudo precisa para aproveitar essa poderosa ferramenta para conquistar os seus objetivos.

Preparado para se diferenciar da média? Então pegue um lápis e papel e anote tudo que está por vir!

O que é Feedback?

O feedback é uma proposta trazida e fortalecida por muitas empresas que visam o crescimento e o desenvolvimento de seus colaboradores. O principal objetivo é oferecer um retorno sobre as atividades realizadas e impulsionar uma mudança para melhor.


Normalmente, feedbacks transparentes são imprescindíveis para construir uma cultura forte e  um negócio próspero e saudável.


Assim, o Feedback é um instrumento para construir confiança. Já que, sem confiança, a comunicação fica frágil e se dilui com o tempo. 


É importante que essa comunicação seja realizada de forma cuidadosa. Afinal, a intenção não é diminuir o colaborador, mas incentivá-lo e motivá-lo a melhorar o desempenho de suas tarefas.


As sugestões, por exemplo, são muito bem-vindas durante essa conversa.


Não devemos julgar feedback como negativo ou positivo, mas como um presente. Uma vez que é a partir dele que teremos o retorno das nossas ações e a possibilidade de tornar as relações mais sólidas e confiáveis.


Essa é a única forma de conhecer a visão que o outro tem sobre mim e vice-versa, o que interfere diretamente nos resultados da minha vida. 


Já que não temos acesso a isso de outra forma devemos ser habilidosos tanto para dar, como para receber feedback.


Para que serve o feedback

O feedback serve para informar um indivíduo, um grupo ou até uma empresa sobre o uma situação, um comportamento, que teve algum impacto ou resultado.


Ou seja, como dito acima, o feedback é apenas um retorno sobre nossas ações, nos auxiliando a sempre nos desenvolver como pessoas, grupos ou corporações.


Em uma empresa, é uma ferramenta importantíssima para a gestão de equipes, acompanhamento de resultados e otimizações para melhorias contínuas.


Uma relação de ganha-ganha que, assim, deve representar vantagens para as duas partes envolvidas: quem dá e quem recebe.


Afinal, é uma oportunidade para que, ao informar sobre algum comportamento, de forma transparente e adequeda, a relação se fortaleça e consolide.


É interessante observar também que o feedback não fica restrito apenas ao líder. Ao contrário do que a maioria faz, o feedback deve ser feito por qualquer um e a todo momento.


Não deve ser feito apenas em reuniões, de forma formal. Não, deve ser objetivo, pontual e informal. Quanto mais perto do evento a ser feita a observação, melhor.


Tudo isso, é claro, com clareza, ética e respeito. Ou seja, sem prejudicar as relações de trabalho.


A ideia de desvincular o feedback de julgamentos ("positivos" ou "negativos") é retirar o aspecto de "crítica" do comentário. A concepçã de "crítica" em si já é um julgamento.


Os comportamentos devem ser relacionados aos resultados, que podem contribuir ou não para a empresa atingir os objetivos estabelecidos. Ponto final.


Agora, precisamos reforçar como devemos dar e receber os feedbacks, os presentes.


Vamos pelo mais difícil: receber.

Recebendo feedbacks

Os Feedbacks dos seus colaboradores devem ser vistos com muita importância.


Eles têm conhecimentos sobre sua empresa que você não tem. E apenas se você abrir a porta para o feedback que seu time ficará confortável em dá-los.


Pense um pouco: é um pouco assustador criticar alguém que tem poder sobre você.


Mas, se você não coletar feedbacks proativamente, você rapidamente encontrar alguns problemas:


  • Você estará no escuro sobre problemas na sua empresa;
  • Operações ficarão cada vez mais lentas;
  • Os seus maiores talentos irão deixar você.


Portanto, é muito importante que você tenha essa relação bilateral de feedbacks com sua equipe.E no caso de você não estar recebendo sugestões e feedbacks reais e honestos, você precisa resolver isso. Use os cinco passos a seguir:


  1. Pergunte:


Assegure ao seus liderados que, ao te darem feedbacks negativos, não serão punidos.


É importante falar explicitamente isso, durante uma reunião 1:1 por exemplo.


Pergunte a eles: "Se você fosse o CEO, o que mudaria?"

"Qual feedback você tem medo de me dizer porque acha que pode me magoar de alguma maneira. Me diga isso"


   2. Reconheça isso:


Confirme que você ouviu dizendo: "Eu acho que entendi que você disse...", repita o que ele disse. E pergunte "É isso mesmo?".

E repita o processo até vocês concordarem com as afirmações.


Pessoas querem ser ouvidas. E elas apenas vão saber disso se você disser a elas o que elas disseram.


   3. Aprecie:


Não interrompa, não dê desculpa. Seu trabalho agora é ouvir e tentar genuinamente entender.

Agradeça o precioso presente que você está recebendo.


Apenas quando você entende o problema que você pode mudá-lo.


   4. Aceite (ou não)


Diga que você aceita ou não.

Se aceitar...


   5. Aja:


Co-crie uma ação a partir desse feedback. Ponha uma data para isso. E faça. E faça a pessoa que deu o feedback saber da ação.


Depois publique o feedback e a ação amplamente na organização, apenas dessa forma os outros membros vão se sentir confiantes para falar e darem seus feedbacks.

Dando Feedback

É importante que você dê o feedback ao vivo, sendo que o melhor é pessoalmente, mas pode ser em vídeo ou ligação (o pior deles).

Assim, você vê a reação da pessoa.

  • Importante: Evite usar email, texto ou mensagem de voz para dar feedbacks, a não ser que sejam 100% apreciativos.


A melhor maneira de dar feedbacks é seguindo o Método SCI. 


Método SCI


Criada no grupo Center for Creative Leadership, essa metodologia modificou a visão dos métodos tradicionais de feedbacks.


Já que mostrou que os feedbacks mais efetivos tinham em comum uma delimitação de Situação, Comportamento e Impacto — SCI. A ideia é trazer um discurso claro, não-violento e baseado no  comportamento.


É importante ressaltar que antes de dar o feedback, é importante pedir a permissão para isso. Uma frase como “Eu tenho algo para comunicar a você, agora é um bom momento?", já diminui a tensão inicial do ouvinte.

Situação


Um feedback eficiente precisa de um contexto, ou seja, uma situação.

Quanto mais o contexto que gerou o feedback for delimitado, mais clara ficará a mensagem.

O ideal é que tenha dois elementos:

  • Lugar: Onde?
  • Tempo: Quando?

Exemplo: "Ontem (quando), perto da máquina de café (onde)..." ou "Na última reunião (quando e onde),...".


Comportamento

Isole o comportamento que está sendo avaliado. Aponte algo específico que a pessoa fez, e não comportamentos genéricos. É importante fazer o mínimo de julgamentos possíveis e descrever apenas o que você presenciou.

Esse é um ótimo momento para reforçar os comportamentos esperados em situações como aquela.

Os elementos devem ser:

  • Quem?
  • O que?

Exemplo: "... as suas (quem) apresentações não condizem com os números mostrados (o que)."


Impacto


Mostre as consequências que o comportamento trouxe naquela situação específica para você, para o time e/ou para empresa, deixando claro que é a sua percepção.

Use frases do tipo “eu me senti desrespeitado" ou “fiquei impressionado”, por exemplo.

É importante lembrar que, durante o final da conversa, você pode induzir o colaborador a buscar uma solução para o problema e perguntar: “o que podemos fazer para evitar situações como essa?”.

Exemplos

1) Exemplo 1:

Identificar Situação:

"Esta tarde, perto das máquinas de café ,


Descrever comportamento:

você disse aos outros que nós tivemos uma péssima ideia e que vamos falhar.


Explicar Impacto:

Isso me deixou chateado porque nossa equipe pode achar que somos incompetentes."


2) Exemplo 2:

Identificar Situação:

"Ontem, na reunião, você trouxe o resultado das metas alcançadas no último mês.


Descrever comportamento:

 No entanto, as apresentações não condizem com os números mostrados. Vi que ocorreu um equívoco, mas não sei em qual dos dados.


Explicar impacto:

Fiquei muito preocupado com a nossa credibilidade, pois alguns gestores estavam presentes. Isso pode aumentar o senso de desorganização e o desalinhamento da área”.

Conclusão

O feedback SCI é extremamente relevante para as empresas, porque faz parte de uma cultura organizacional sólida. E ainda contribui para o reforço dos valores que as organizações devem compartilhar com seus colaboradores.


Além disso, apesar de dar e receber feedbacks poder ser muito doloroso e difícil, você deve se manter no processo. Assim, logo vai perceber que, com o passar do tempo, o número de feedbacks vai diminuindo de quantidade e intensidade, e seu time vai ser notavelmente mais feliz e produtivo.



Fontes:

  • The Great CEO Within, de Matt Morchary.
  • Comunicação Não-Violenta, de Marshall B. Rosenberg.
  • “How to Give the Most Effective Feedback”, artigo de Center for Creative Leadership.


Por Isabelle Cavalcanti 13 de maio de 2021
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