O feedback é uma proposta trazida e fortalecida por muitas empresas que visam o crescimento e o desenvolvimento de seus colaboradores. O principal objetivo é oferecer um retorno sobre as atividades realizadas e impulsionar uma mudança para melhor.
Normalmente, feedbacks transparentes são imprescindíveis para construir uma cultura forte e um negócio próspero e saudável.
Assim, o Feedback é um instrumento para construir confiança. Já que, sem confiança, a comunicação fica frágil e se dilui com o tempo.
É importante que essa comunicação seja realizada de forma cuidadosa. Afinal, a intenção não é diminuir o colaborador, mas incentivá-lo e motivá-lo a melhorar o desempenho de suas tarefas.
As sugestões, por exemplo, são muito bem-vindas durante essa conversa.
Não devemos julgar feedback como negativo ou positivo, mas como um
presente. Uma vez que é a partir dele que teremos o retorno das nossas ações e a possibilidade de tornar as relações mais sólidas e confiáveis.
Essa é a única forma de conhecer a visão que o outro tem sobre mim e vice-versa, o que interfere diretamente nos resultados da minha vida.
Já que não temos acesso a isso de outra forma devemos ser habilidosos tanto para dar, como para receber feedback.
O feedback serve para informar um indivíduo, um grupo ou até uma empresa sobre o uma situação, um comportamento, que teve algum impacto ou resultado.
Ou seja, como dito acima, o feedback é apenas um retorno sobre nossas ações, nos auxiliando a sempre nos desenvolver como pessoas, grupos ou corporações.
Em uma empresa, é uma ferramenta importantíssima para a gestão de equipes, acompanhamento de resultados e otimizações para melhorias contínuas.
Uma relação de ganha-ganha que, assim, deve representar vantagens para as duas partes envolvidas: quem dá e quem recebe.
Afinal, é uma oportunidade para que, ao informar sobre algum comportamento, de forma transparente e adequeda, a relação se fortaleça e consolide.
É interessante observar também que o feedback não fica restrito apenas ao líder. Ao contrário do que a maioria faz, o feedback deve ser feito por qualquer um e a todo momento.
Não deve ser feito apenas em reuniões, de forma formal. Não, deve ser objetivo, pontual e informal. Quanto mais perto do evento a ser feita a observação, melhor.
Tudo isso, é claro, com clareza, ética e respeito. Ou seja, sem prejudicar as relações de trabalho.
A ideia de desvincular o feedback de julgamentos ("positivos" ou "negativos") é retirar o aspecto de "crítica" do comentário. A concepçã de "crítica" em si já é um julgamento.
Os comportamentos devem ser relacionados aos resultados, que podem contribuir ou não para a empresa atingir os objetivos estabelecidos. Ponto final.
Agora, precisamos reforçar como devemos dar e receber os feedbacks, os presentes.
Vamos pelo mais difícil: receber.
Os Feedbacks dos seus colaboradores devem ser vistos com muita importância.
Eles têm conhecimentos sobre sua empresa que você não tem. E apenas se você abrir a porta para o feedback que seu time ficará confortável em dá-los.
Pense um pouco: é um pouco assustador criticar alguém que tem poder sobre você.
Mas, se você não coletar feedbacks proativamente, você rapidamente encontrar alguns problemas:
Portanto, é muito importante que você tenha essa relação bilateral de feedbacks com sua equipe.E no caso de você não estar recebendo sugestões e feedbacks reais e honestos, você precisa resolver isso. Use os cinco passos a seguir:
Assegure ao seus liderados que, ao te darem feedbacks negativos, não serão punidos.
É importante falar explicitamente isso, durante uma reunião 1:1 por exemplo.
Pergunte a eles: "Se você fosse o CEO, o que mudaria?"
"Qual feedback você tem medo de me dizer porque acha que pode me magoar de alguma maneira. Me diga isso"
2. Reconheça isso:
Confirme que você ouviu dizendo: "Eu acho que entendi que você disse...", repita o que ele disse. E pergunte "É isso mesmo?".
E repita o processo até vocês concordarem com as afirmações.
Pessoas querem ser ouvidas. E elas apenas vão saber disso se você disser a elas o que elas disseram.
3. Aprecie:
Não interrompa, não dê desculpa. Seu trabalho agora é ouvir e tentar genuinamente entender.
Agradeça o precioso presente que você está recebendo.
Apenas quando você entende o problema que você pode mudá-lo.
4. Aceite (ou não)
Diga que você aceita ou não.
Se aceitar...
5. Aja:
Co-crie uma ação a partir desse feedback. Ponha uma data para isso. E faça. E faça a pessoa que deu o feedback saber da ação.
Depois publique o feedback e a ação amplamente na organização, apenas dessa forma os outros membros vão se sentir confiantes para falar e darem seus feedbacks.
É importante que você dê o feedback ao vivo, sendo que o melhor é pessoalmente, mas pode ser em vídeo ou ligação (o pior deles).
Assim, você vê a reação da pessoa.
A melhor maneira de dar feedbacks é seguindo o
Método SCI.
Criada no grupo Center for Creative Leadership, essa metodologia modificou a visão dos métodos tradicionais de feedbacks.
Já que mostrou que os feedbacks mais efetivos tinham em comum uma delimitação de Situação, Comportamento e Impacto — SCI. A ideia é trazer um discurso claro, não-violento e baseado no comportamento.
É importante ressaltar que antes de dar o feedback, é importante pedir a permissão para isso. Uma frase como “Eu tenho algo para comunicar a você, agora é um bom momento?", já diminui a tensão inicial do ouvinte.
Situação
Um feedback eficiente precisa de um contexto, ou seja, uma situação.
Quanto mais o contexto que gerou o feedback for delimitado, mais clara ficará a mensagem.
O ideal é que tenha dois elementos:
Exemplo: "Ontem (quando), perto da máquina de café (onde)..." ou "Na última reunião (quando e onde),...".
Comportamento
Isole o comportamento que está sendo avaliado. Aponte algo específico que a pessoa fez, e não comportamentos genéricos. É importante fazer o mínimo de julgamentos possíveis e descrever apenas o que você presenciou.
Esse é um ótimo momento para reforçar os comportamentos esperados em situações como aquela.
Os elementos devem ser:
Exemplo: "... as suas (quem) apresentações não condizem com os números mostrados (o que)."
Impacto
Mostre as consequências que o comportamento trouxe naquela situação específica para você, para o time e/ou para empresa, deixando claro que é a sua percepção.
Use frases do tipo “eu me senti desrespeitado" ou “fiquei impressionado”, por exemplo.
É importante lembrar que, durante o final da conversa, você pode induzir o colaborador a buscar uma solução para o problema e perguntar: “o que podemos fazer para evitar situações como essa?”.
1) Exemplo 1:
Identificar Situação:
"Esta tarde, perto das máquinas de café ,
Descrever comportamento:
você disse aos outros que nós tivemos uma péssima ideia e que vamos falhar.
Explicar Impacto:
Isso me deixou chateado porque nossa equipe pode achar que somos incompetentes."
2) Exemplo 2:
Identificar Situação:
"Ontem, na reunião, você trouxe o resultado das metas alcançadas no último mês.
Descrever comportamento:
No entanto, as apresentações não condizem com os números mostrados. Vi que ocorreu um equívoco, mas não sei em qual dos dados.
Explicar impacto:
Fiquei muito preocupado com a nossa credibilidade, pois alguns gestores estavam presentes. Isso pode aumentar o senso de desorganização e o desalinhamento da área”.
O feedback SCI é extremamente relevante para as empresas, porque faz parte de uma cultura organizacional sólida. E ainda contribui para o reforço dos valores que as organizações devem compartilhar com seus colaboradores.
Além disso, apesar de dar e receber feedbacks poder ser muito doloroso e difícil, você deve se manter no processo. Assim, logo vai perceber que, com o passar do tempo, o número de feedbacks vai diminuindo de quantidade e intensidade, e seu time vai ser notavelmente
mais feliz e produtivo.
Fontes: